Notícias

Mais Notícias...

Opções de Bolsas e Financiamentos

A SETREM oferece a seus acadêmicos diversas oportunidades de auxílio financeiro, através de bolsas, descontos e créditos. Confira:

PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO

FIES (Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal)
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Mais informações podem ser obtidas no site sisfiesportal.mec.gov.br ou junto ao Setor FIES/PROUNI na Casa 1 do Campus SETREM, com o Pesquisador Institucional Mauro Alberto Nüske. Contato: 3535 4619 ou mauronuske@setrem.com.br

PROUNI (Bolsas de Estudo do Programa Universidade para Todos)
Este programa é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituição privadas de ensino superior. A SETREM apenas disponibiliza bolsas integrais. Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni) é preciso ter participado do Enem e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Mais informações podem ser obtidas através do site www.mec.gov.br/prouni ou no Setor FIES/PROUNI na Casa 1 do Campus SETREM, com o Pesquisador Institucional Mauro Alberto Nüske. Contatos: 3535 4619 ou mauronuske@setrem.com.br

Bolsas da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha
Apenas para o Curso Licenciatura Plena em Pedagogia. Mais informações junto à coordenação do Curso, no Prédio 2 do Campus SETREM, ou através do fone 3535 4614.

Políticas de Desconto e Bolsas Sociais: 
Convênios com empresas, prefeituras e bolsas de estudo Institucional. Edital anual de bolsas de estudo sociais para atendimento da legislação da Filantropia.
* Conforme legislação correspondente para a certificação das entidades beneficentes de assistência social (Educação) e a isenção de contribuições para a seguridade social.

PIBID
Bolsas específicas para acadêmicos dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Programa concede bolsas a alunos participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. A SETREM disponibiliza 36 bolsas de R$ 400,00 através do PIBID. Mais informações em graduacao.setrem.com.br/pibid ou junto à coordenação do curso de Pedagogia, no Prédio 2 do Campus SETREM. Contato: 3535 4614.

Orientações
A Faculdade Três de Maio mantém, ainda, o Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior – PAEES, que, dentre outros, orienta os estudantes em relação às principais alternativas de apoio e financiamento estudantil disponíveis. Os horários para atendimento podem ser consultadas na home page da SETREM (www.setrem.com.br/paees).


PARA OS CURSOS TÉCNICOS

PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Edital do programa não tem data definida para acontecer e podem participar estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e realizado a prova do ENEM do ano anterior. A bolsa através do PRONATEC é de 100% de gratuidade. A divulgação das vagas é feita no site www.setrem.com.br e na fan page www.facebook.com/setrem. Mais informações com a Pesquisadora Institucional do Ensino profissionalizante Ana Claudia Leite, através do fone 3535 4603.

Programa Jovem Aprendiz
No programa os estudantes têm o primeiro módulo de seus estudos subsidiados por uma empresa, depois disso passam a desempenhar 4 horas de atividades práticas junto à esta empresa pelo período correspondente ao estágio de cada curso. O módulo 2 passa a ter a contrapartida financeira do estudante, contudo o mesmo recebe remuneração pelo trabalho prestado às empresas no contra-turno do horário de estudos, neste caso a partir do segundo semestre do Curso Técnico, quando passam a cumprir horário junto à empresa. O Edital de seleção é realizado no início de cada semestre letivo ou quando houver vaga existente, sendo que a mesma é destinada à jovens de 14 a 24 anos. Mais informações com Vanessa Schneider, através do fone 3535 4634.

Bolsa de Estudo Social – para concorrer a bolsa é necessário estar matriculado em algum Curso Técnico da SETREM, depois disso é preciso acessar o link https://educar.setrem.com.br/bolsa.aspx e realizar o cadastro necessário para a solicitação da bolsa. O resultado é divulgado de acordo com cronograma estabelecido pelo Centro de Ensino Médio SETREM. Podem participar estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e aqueles que já concluíram ou estão cursando uma das séries do Ensino Médio.

Políticas de Desconto e Bolsas Sociais: 
Convênios com empresas, prefeituras e bolsas de estudo Institucional. Edital anual de bolsas de estudo sociais para atendimento da legislação da Filantropia.
* Conforme legislação correspondente para a certificação das entidades beneficentes de assistência social (Educação) e a isenção de contribuições para a seguridade social.

Orientações
O Centro de Ensino Médio SETREM mantém, ainda, o Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior – PAEES, que, dentre outros, orienta os estudantes em relação às principais alternativas de apoio e financiamento estudantil disponíveis. Os horários para atendimento podem ser consultadas na home Page da SETREM (www.setrem.com.br/paees).