Plantio de 500 mudas nativas celebra 500 anos da Reforma Protestante

Atividade foi realizada pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Instituição. Diversas outras ações comemorativas estão sendo realizadas

Dentre as diversas atividades que estão sendo realizadas na SETREM para a celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, comemorada em 31 de outubro, está o plantio de 500 mudas nativas no Campus da Instituição. O importante gesto tem a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Instituição, envolvendo também suas famílias, que foram convidadas a participar enviando uma muda à escola e, assim, contribuindo para ampliar o significativo momento de festejos da Reforma junto a todos os níveis de ensino da SETREM.

A vice-diretora do Ensino Fundamental, Médio e Centro de Idiomas da SETREM, Marieli Assini, explica que além de fazer uma relação das 500 mudas com os 500 anos da Reforma, a atividade tem um propósito educativo, principalmente para as crianças da Educação Infantil. "O que é esse número 500 para as crianças? Quando as conduzimos à Comunidade Evangélica São Paulo, há alguns dias, com cada uma levando sua própria muda e unindo todas em um só espaço, criou-se esta noção de número. É uma experiência com um propósito, uma atividade com objetivo pedagógico. Ao invés de desenvolvermos uma campanha de preservação do meio ambiente, optamos por trazer a importância da ação de cada um para o meio ambiente. Assim como Lutero deixou legados para nós, a ideia é o que as crianças também os deixem para as próximas gerações", destaca.

Segundo Dagma Henkel, vice-diretora da Educação Infantil da SETREM, o plantio das mudas de árvores nativas teve um significado todo especial. "O convite para que as famílias e as crianças participassem enviando uma muda à escola foi um dos momentos significativos aos festejos que estamos vivenciando enquanto Instituição Evangélica. A valorização da vida, o cuidado e a responsabilidade na ação do homem neste mundo e a construção da noção de 500 anos é experimentada de forma palpável pelos pequenos sujeitos da escola da infância. Salientamos a sábia frase de Lutero: ‘Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velho, jamais se desviará dele’, exalta.

Comemorações envolvem várias atividades

Além do plantio das mudas, a SETREM está estruturando, em seu Campus, o "Jardim da Reforma”, estrutura que contemplará fonte de água, a Rosa de Lutero e, ainda, espaço para colocação de plaquinhas com as 95 teses escritas por alunos da SETREM, uma atividade desenvolvida ainda em 2016 recriando para os dias atuais, no pensamento dos próprios alunos, as 95 teses de Lutero. Outra ação comemorativa é palestra do professor doutorando Clóvis Gedrat sob o viés da temática: "Lutero e a ética", envolvendo professores, gestores, estudantes e funcionários da Instituição.

No dia 30 de outubro ocorre o plantio da 5ª macieira. "Como forma de celebrar a aproximação dos 500 anos da Reforma Protestante, desde 2013, ano após ano, uma macieira é plantada em frente ao prédio administrativo da SETREM. A escolha da macieira é baseada numa frase de Lutero. Perguntaram a ele se o mundo acabasse amanhã, o que faria, e ele respondeu: 'Se eu soubesse que amanhã acabaria o mundo, ainda hoje plantaria uma macieira'. Essa frase simboliza a questão da esperança no futuro, então, a SETREM integra-se neste movimento”, explica o diretor geral, Sandro Ergang. Também será realizado um culto para os funcionários e estudantes do Ensino Técnico e Ensino superior, contemplando, assim, atividades que envolvem três níveis de ensino da Instituição.

Confira mais fotos:

- Celebração na Comunidade Evangélica São Paulo

- Plantio dos alunos da Educação Infantil

- Plantio dos alunos do Ensino Fundamental

Tags: #TRES DE MAIO
Carregando comentários


© 2017 Sociedade Educacional Três de Maio
SETREM - Login
Av. Santa Rosa, 2405 Três de Maio - RS - CEP 98910-000
Fone/Fax: +55 (55) 3535 4600